

Conheça as 5 principais causas das aftas
Existem vários motivos possíveis para o surgimento das aftas. É importante que você fique atento, pois se o quadro for recorrente pode indicar algo mais sério.
1. Uso de aparelhos dentários FIXOS
Os aparelhos fixos podem causar aftas devido a pequenos traumas na mucosa bucal. Não é incomum que sobre uma ponta da banda ou que algum bráquete saia da posição e comece a friccionar o seu lábio ou bochecha, o que gerar uma afta. No início do tratamento é mais comum, mas como o tempo a boca fica menos sensível a este contato.
Quando o aparelho é colocado por um dentista experiente a possibilidade diminui, mas não deixa de existir. O paciente cuidadoso também tem menos chances de ter aftas por este motivo. Se você não quer sofrer com isso e não abre mão do conforto, o aparelho Invisalign é mais indicado, além de ser mais rápido e esteticamente insuperável.
Para quem usa o aparelho fixo, se tiver muitos problemas com aftas, existe uma cera ortodôntica que suaviza a área de contato do metal com a boca.
2. Baixa imunidade
Quando as defesas do organismo estão baixas, as aftas costumam ser mais comuns. A imunidade pode baixar por diversos motivos, inclusive ser reflexo de algumas doenças, como desnutrição, câncer e anemia; transtornos psicológicos, como crises de estresse e ansiedade; além do uso prolongado de certos tipos de medicamentos.
3. Alterações hormonais
Alterações hormonais também podem desencadear o aparecimento de aftas na boca. Por isso, as mulheres costumam ser mais afetadas por esse incômodo, sobretudo no período menstrual, que é quando a variação hormonal aumenta.
5. Trauma local
Quando você morde a bocheca! Além da dor, isso pode se tornar uma afta depois. Você pode ter a mordida torta, se for o caso corrija com seu dentista de confiança o quanto antes. Atenção à mastigação correta e sem pressa.
Falando em pressa, cuidado com o stress. Isso além das aftas, pode gerar problemas muito mais sérios para sua saúde.
5. Má alimentação
Uma alimentação desbalanceada é um problema para várias coisas. A deficiência de zinco, ferro e vitamina B12 no organismo favorece o desenvolvimento de aftas, pois dificulta o processo de cicatrização do corpo.
O excesso de alimentos cítricos, condimentados e muito quentes pode auxiliar na irritação das mucosas e causar aftas.
Alimente-se sempre de forma saudável, os benefícios vão muito além de evitar aftas!
6. Higienização
A falta de higiene na boca provoca diversos males, entre eles também potencializa o surgimento de aftas.
Como tratar as aftas
– Bochechos com água morna e sal ou bicarbonato de sódio ajudam.
– Pomadas com anestésicos
– Tratamentos naturais eficazes para curar aftas, como extrato de própolis, mel de abelha e chá de sálvia.
– Porém, se a dor for muito incômoda ou se as aftas se multiplicarem, o recomendado é que você procure seu dentista de confiança.
A ajuda do profissional sempre é bem-vinda e segura.